sexta-feira, 13 de junho de 2014

Espetáculo "Flor da Vida" - intercâmbios com palhaços gaúchos! - Lia Motta (Porto Alegre)



O novo espetáculo do Teatro Mototóti, Flor da Vida, vai ser o primeiro mergulho do grupo na arte do palhaço. Já estamos trabalhando nele desde o início de 2014, tendo a felicidade de ter ganho o Prêmio FUNARTE Artes na Rua 2013 para sua montagem. A estreia será neste segundo semestre, mas enquanto isso o trabalho está a mil!
Para encampar este projeto, buscamos nos cercar de gente boa que já está nessa há tempos. Palhaços que moram perto da gente e que têm tanto a nos ensinar! Ficamos muito felizes pois oito grupos/artistas toparam estar conosco, batendo um papo informal sobre o seu trabalho, trocando ideias, nos mostrando material e livros, vídeos, fotos... e até nos dando regalinhos*!

Bom, vamos postar aqui um registro de cada um desses encontros.

Domingo, 16 de março de 2014:
Começamos pela pela querida amiga Lia Motta, que trabalha seu espetáculo na sala, com a Palhaça Marmotta, mas gosta de sair com ela pelas ruas, para ter uma liberdade de comunicação com as pessoas - que muitas vezes a Lia não tem. Prá Lia "O palhaço é um canal de comunicação com o mundo. As pessoas me vêem e eu vejo elas (...) O palhaço pensa prá fora, pensa no corpo". Neste encontro conversamos muito sobre as experiências da Marmotta, pegamos o figurino dela, vimos seu sapato,  fotos, vídeos de processos de trabalho e diversos materiais de palhaço em geral que a Lia nos apresentou. Saímos de lá com uma baita lista de referências prá buscar conhecer e estudar, passando por Ricardo Pucci, Su Morrisson, Ésio Magalhães, Tchakovach, Pepe Nunes, Palhaça Rubra, Charlie Rivel, Grock, entre muitos outros palhaços, livros e filmes sobre a palhaçaria.

Tivemos a companhia da Cecília (filha) e, no finalzinho, do Davi, que nos serviu um delicioso suco de abacaxi, feito na hora, prá acompanhar os pães de queijo.

Lia, Cecília e Davi... nós do Mototóti somos muito gratos pela acolhida em sua casa e pela deliciosa tarde de bate-papos, chimarrão, risadas, pão de queijo, afetos e tudo o mais! Muito gratos!!!

Bjos
Fe, Carlos e Mari :o)

*os presentinhos que ganhamos ao longo desses intercâmbios estarão conosco no espetáculo!


Mais sobre a Palhaça Marmotta: Blog

Clique aqui para ver mais fotos desse encontro!

--
Teatro Mototóti Ano 7

Nenhum comentário: